O que faz um Orientador Profissional?

Muitas pessoas ainda tem a idéia de um Orientador Profissional como um profissional que aplicará alguns testes e ao final de uma ou duas sessões, dirá qual a profissão para qual ele nasceu para seguir. Este olhar, quase mágico de práticas psicológicas, vem principalmente do senso comum, de que o Psicólogo é um "leitor de mentes" e que nossos testes são capazes de nos apresentar coisas que nem mesmo o cliente sabe sobre si.
Não é bem assim, na verdade. A Orientação Profissional permite que o profissional adquira, por meio de uma imersão em si mesmo e no seu contexto ambiental e familiar, e também das profissões que se tem interesse em conhecer melhor. Tudo isso não apenas com a utilização e testes psicológicos, mas também com muita reflexão, pesquisas, estudos, e principalmente, escuta da voz interior.

e6bb854976b33424fe879a9cfcabf4ec
Muitos buscam a Orientação Profissional com o intuito de ter respostas prontas, mas o Orientador é assim como o Gato de Cheshire, com Alice, um questionador, gerador de reflexão.
Não adianta questionar "Qual caminho seguir?", sem saber ao menos onde se quer chegar e é nesse momento que um Orientador Profissional por auxiliar.
Aí cai-se num questionamento também muito oportuno: "Se eu fiz minha escolha profissional na adolescência, esta escolha deve se manter para o resto da minha vida?" e a resposta, queira ou não é: "Não".
Jung, no processo de desenvolvimento de personalidade e crescimento humano, divide o movimento psíquico em dois momentos distintos, sendo o primeiro adaptativo ao meio, ao ambiente externo, sendo que este tem seu auge no estabelecimento da vida adulta. Nesse momento, muitas pessoas escolhem a profissão "da família", a profissão "da moda", que "dá dinheiro".  Um segundo momento, Jung define como um momento de "volta para casa", quando olhamos para nossas sombras, nossa voz interior, o chamado do que se convenciona chamar de vocação e é quando muitas pessoas "viram a chave" em suas carreiras.
Pensando nisso, o trabalho de Orientação Profissional permite que o profissional olhe para todos estes fatores e faça uma escolha o mais legítima possível, principalmente que tenha o conhecimento destes anseios e vocações, de modo que a carreira não é e nem deve ser estática, sempre se atualizando e modificando conforme também há a ampliação de consciência do profissional.

Comentários

Postagens mais visitadas